contato@aragoni.com.br

Entendendo o conceito de blockchain

|

tendências

| abril 19, 2022
Entendendo o conceito de blockchain

#BLOCKCHAIN: Uma iniciativa virtual que pode transformar a internet em um lugar mais seguro para transações. 

Essa palavra pode ser considerada uma trend do momento: #BLOCKCHAIN, mas afinal o que é esse tal de Blockchain? A gente te explica. Blockchain é um sistema de registro de informações que torna difícil ou impossível alterar, hackear ou enganar o sistema.

EM RESUMO: Um blockchain é essencialmente um livro digital de transações que é duplicado e distribuído em toda a internet. Cada “bloco” na cadeia contém um número de transações, e toda vez que uma nova transação ocorre no blockchain, um registro dessa transação é adicionado ao livro-razão de cada participante. 

  • Blockchain é um tipo de DLT no qual as transações são registradas com uma assinatura criptográfica imutável chamada hash. 

O QUE VEM DEPOIS: Depois que as informações são adicionadas ao blockchain e criptografadas com um hash, elas são permanentes e imutáveis. Cada nó tem seu próprio registro da linha do tempo completa de dados ao longo do blockchain, voltando ao seu início. Se alguém adulterasse ou invadisse um computador e manipulasse os dados para seu próprio benefício, isso não alteraria as informações armazenadas por outros nós. O registro alterado pode ser facilmente distinguido e corrigido, pois não corresponde à maioria.

NA PRÁTICA: Aqui está um exemplo de como o blockchain é usado para verificar e registrar transações de Bitcoin.

  • Um consumidor compra Bitcoin.
  • Os dados da transação são enviados pela rede descentralizada de nós do Bitcoin.
  • Os nós validam a transação. 
  • Após a aprovação, a transação é agrupada com outras transações para formar um bloco, que é adicionado a uma cadeia de transações cada vez maior.
  • O bloco concluído é criptografado e o registro da transação é permanente; ele não pode ser removido ou alterado no blockchain.

A blockchain do Bitcoin é pública, o que significa que qualquer pessoa que possua Bitcoin pode visualizar o registro da transação. Embora possa ser difícil rastrear a identidade por trás de uma conta, o registro mostra quais contas estão fazendo transações no blockchain. As blockchains públicas também permitem que qualquer usuário com a tecnologia necessária participe da aprovação e registro de transações na blockchain como um nó.

UM PONTO POSITIVO: A ideia de um registro permanente seguro e descentralizado de informações atraiu o interesse de vários setores e potencialmente contém soluções para muitas preocupações de segurança, processos de manutenção de registros e problemas de propriedade de dados que enfrentamos hoje.

INVESTIR NO FUTURO: Empresas e governos em todo o mundo continuam testando e implementando a tecnologia blockchain, mas nada disso acontecerá da noite para o dia. Se chegarmos a um ponto em que a moeda de um país seja baseada em blockchain ou os registros médicos sejam convertidos em blockchain, não será tão cedo. Enquanto isso, você pode apostar no poder do blockchain adicionando uma criptomoeda baseada em blockchain como Bitcoin ao seu portfólio, embora essa não seja a única maneira de colocar seus dólares por trás da tecnologia.

Ficou interessado em saber mais sobre blockchain ou ainda quer saber como este sistema pode auxiliar a melhorar a segurança da sua empresa? Clique aqui e fale com a gente. Entre aqui para mais posts em nosso blog.

Leave a Comment

certificações

aragoni digital

33.054.459/0001-27

social e ambiental