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Sua marca ainda não possui um manifesto? É preciso criá-lo já!

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identidade visual , marketing digital

| fevereiro 23, 2022
Sua marca ainda não possui um manifesto? É preciso criá-lo já!

O manifesto de marca é fundamental para nortear o desenvolvimento criativo de uma empresa, mas além disso, de transmitir a essência de uma marca para o seu público.

Ao longo da ‘vida’ de uma marca, chega um momento em que seu impacto se torna estável e seguro, essa zona de conforto pode se transformar uma pista sem volta para o status quo, isso porque o trabalho de branding precisa estar em constante evolução. Algumas marcas continuam nessa linha de segurança, já outras preferem criar um manifesto e, a partir daí, desenvolver novas ideias para a sua comunicação, mas o que é um manifesto de marca? Confira a seguir. 

PRIMEIRO: antes de entender a importância de um manifesto de marca, vale lembrar que esse desenvolvimento também está dentro do guarda-chuva do branding uma vez que o manifesto é codependente de um bom desenvolvimento de marca. Para saber mais sobre branding clique aqui e confira nosso artigo. 

O QUE RAIOS É UM MANIFESTO DE MARCA: Um manifesto de marca é uma explicação escrita do porquê uma marca é necessária, o que ela representa e o que a levará adiante. É uma história ou um grupo de frases que inspiram a missão, a visão e os valores desta empresa, com a capacidade de construir um vínculo emocional entre marcas e clientes, mostrando como essa marca funciona em termos de motivação para mudar vidas para melhor.

  • O processo para chegar lá: Escrever um manifesto de marca deve ser um evento emocionante que dê às marcas a chance de mostrar ao público quem elas realmente são e quem elas também querem ser. 

DICAS IMPORTANTES: Certamente, o poder de um manifesto está em sua mensagem, mas essa mensagem seria muito diminuída se fosse escrita no tom ou na voz errada. Há algumas coisas a serem consideradas aqui para acertar em um manifesto de marca, porque um dos pontos importantes de um manifesto, muito mais do que aquilo que está escrito, é como aquilo foi escrito. 

Trazendo referências: Um manifesto sem um conjunto de elementos diferentes não cumprirá sua promessa, que é mostrar as verdadeiras intenções da marca e inspirar seu público-alvo. Isso não quer dizer que um manifesto deva seguir um conjunto de regras ou incluir muito de um determinado elemento, mas as marcas precisam de uma orientação geral de quais tipos de coisas incluir, por isso é sempre bom ir atrás de referências que estejam alinhadas com o que se espera deste manifesto. 

100% autêntico: É fácil escrever um manifesto com palavras e ideias inspiradoras, mas se uma marca não se encaixa nesses valores ou não tem uma direção clara, o manifesto parecerá falso. É preciso haver uma conexão autêntica entre a marca e o que está sendo dito no manifesto. Isso nem sempre é tão fácil de detectar ou corrigir, por isso buscar ajuda especializada no assunto é fundamental. 

O manifesto de marca pode ser algo trabalhoso, porém é extremamente importante e prazeroso de ser desenvolvido, uma vez que alinha não só a comunicação, mas os valores de uma empresa. 

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