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De olho na marca: como o branding é fundamental para gerar resultados

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identidade visual , marketing digital

| fevereiro 09, 2022
De olho na marca: como o branding é fundamental para gerar resultados

O processo de branding é imprescindível para criar identidade com o público e com parceiros de negócios.

A identidade visual de uma marca é sim importante para que ela consiga ser reconhecida no mercado, mas ela vai muito além desta simples definição. De acordo com o dicionário Aurélio – Branding é “o ato de dar a uma empresa um design ou símbolo específico para anunciar seus produtos e serviços”, mas o que será que está por trás desta imagem? É isso que você descobre neste artigo. 

NA VERDADE: o branding foi (e ainda é) incompreendido ao ser reduzido ao seu componente estético: a identidade visual. O conceito de branding e sua compreensão evoluíram muito ao longo dos anos. O branding é importante porque não é apenas o que causa uma impressão memorável nos consumidores, mas também permite que seus clientes saibam o que esperar de uma empresa. É uma maneira de se distinguir dos concorrentes e esclarecer o que você oferece a melhor opção de produto ou serviço, seja na gôndola ou no Google. Uma marca é construída para ser uma representação verdadeira daquilo que representa, é como uma empresa deseja ser notada. 

  • O branding envolve: Existem muitas áreas que são usadas para desenvolver uma marca, incluindo publicidade, atendimento ao cliente, responsabilidade social, reputação e recursos visuais. Todos esses elementos (e muitos mais) trabalham juntos para criar um perfil único e (espero) que chame a atenção.

MUITO MAIS QUE UM LOGOTIPO: Para esclarecer melhor como funciona a percepção do branding nossa equipe levantou alguns pontos que estão diretamente ligados ao desenvolvimento de uma marca, que são: 

  • Continuidade: Branding é um processo perpétuo porque nunca para. O mundo está em mudança contínua e a marca deve evoluir para acompanhar o ritmo.
  • O processo: Existe um processo estruturado para o branding, onde você deve primeiro identificar quem são e o que se espera dos stakeholders da marca. Por isso é preciso primeiro desenvolver uma estratégia de marca para se posicionar de acordo, e depois gerenciar constantemente tudo o que influencia seu posicionamento.
  • Ativações de marca: O posicionamento deve ser traduzido em ativos (por exemplo, identidade visual, conteúdo, produtos, anúncios) e ações (por exemplo, serviços, suporte ao cliente, relações humanas, experiências) que se projetem na mente dos stakeholders, construindo essa percepção, por isso ativação visual é tão importante.
  • Percepção: Também conhecida como reputação. Esta é a associação que um indivíduo (cliente ou não) tem em mente em relação à uma marca. Essa percepção é resultado do processo de branding (ou a falta dele).
  • Parceiros: Os clientes não são os únicos que constroem uma percepção da marca em suas mentes. As partes interessadas incluem possíveis clientes, clientes existentes, funcionários, acionistas e parceiros de negócios. Cada um constrói sua própria percepção e interage com a marca de acordo.

Não é difícil perceber a importância de um bom desenvolvimento de Branding, né? Por isso, lembre-se sempre que este processo, por mais que pareça simples, vai muito além daquilo que os olhos podem ver. 

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