contato@aragoni.com.br

Planejamento de marketing anual é fundamental

|

marketing digital , mídia paga

| janeiro 05, 2022
Planejamento de marketing anual é fundamental

Organizar as metas e gastos ajuda a prevenir imprevistos e projetar resultados com antecedência, nós fazemos isso através de um planejamento de marketing anual. 

Além de ser uma ótima opção, no controle de custos, um plano de marketing anual ajuda a manter os negócios em dia com as metas e objetivos para o período, garantindo que as oportunidades de marketing e os orçamentos sejam maximizados. Desenvolver um plano de marketing que você revisita todos os anos pode ser a chave do sucesso ano após ano.

É IMPORTANTE LEMBRAR QUE: Um plano de marketing anual sólido deve ser estruturado com uma abordagem disciplinada para atingir suas metas e objetivos de negócios, mas flexível o suficiente para se adaptar às mudanças nas condições de mercado e nas oportunidades de negócios ao longo do ano.

AVALIANDO O ANO ANTERIOR: Antes de iniciar o processo de planejamento anual para os esforços de marketing do próximo ano, você deve dar uma olhada em seu desempenho no ano anterior. Mesmo que você não tenha um plano de marketing estruturado previamente, é preciso reavaliar todas as ações, metas e planos para entender o balanço e poder tomar novas atitudes.  

  • Para fazer isso: será preciso seguir um cronograma de perguntas para avaliar o saldo do ano anterior e só então traçar metas para o próximo período: 
  • Sua empresa obteve os resultados desejados com seus esforços de marketing (como reconhecimento de marca aprimorado, número X de leads gerados ou números de venda/receita)?
  • Quais atividades de marketing específicas foram eficazes e quais não foram?
  • O seu mercado-alvo, público-alvo ou área geográfica mudou ao longo do ano?
  • Você conseguiu manter o orçamento de marketing no final do ano?
  • Em quais áreas do seu orçamento de marketing você precisa cortar custos no próximo ano?
  • Em quais áreas do seu orçamento de marketing você deseja investir mais no próximo ano?

As respostas às perguntas sobre o plano de marketing do ano anterior terão um grande papel na construção de um plano de marketing anual para o próximo. É comum que ajustes sejam feitos em seus esforços de planejamento de marketing, incorporando o aprendizado do passado – levando em conta o que funciona ou não funciona.

ORGANIZAÇÃO É FUNDAMENTAL PARA O SEU PLANO DE MARKETING: Um plano de marketing é um documento escrito que contém as estratégias e táticas de marketing de uma empresa. O primeiro passo para desenvolver um plano anual de marketing é se organizar. Faça uma lista de todos os componentes ou categorias de marketing que são importantes para o seu negócio e só então coloque-os em prática. 

Agora que já sabe por onde começar, não se esqueça de compartilhar este artigo nas suas redes sociais, caso tenha sido útil para você. Aqui você encontra mais artigos nossos.

Leave a Comment

certificações

aragoni comunicação digital

33.054.459/0001-27

social e ambiental