Antes de qualquer coisa, é preciso conhecer princípios básicos de comunicação e vendas para entender as reais necessidades de marketing do seu negócio.
Antes de tentar entender mais detalhes sobre marketing, como tipos de estratégias, é preciso verificar o básico. Se você é como nós, provavelmente já pensou que o marketing é apenas a parte da publicidade, como o copywriting, os gráficos e as campanhas. Na verdade, a parte publicitária é uma das últimas peças do quebra-cabeça. Vamos começar pelo básico do básico para que você, sozinho, possa realizar uma análise real sobre o seu negócio.
OS 4 P’S: Os 4P’s nada mais são do que uma análise estrutural do seu negócio, divida em 4 partes básicas para que seja possível avaliar e, só então criar estratégias de ação para colocar em prática:
O QUE VEM DEPOIS: Após os 4Ps bem definidos, é hora de realmente colocar o marketing em prática. A ideia é que, junto com um planejamento criativo, também seja feito um plano de ação detalhado, explicando onde, quanto e quando, você pretende investir no seu negócio para obter retorno, baseado na análise feita anteriormente.
Importante: Mesmo que a ideia seja ousada, é preciso levar em conta 2 fatores fundamentais: investimento não é garantia de retorno, em qualquer negócio e quanto mais você investe (em uma estratégia bem executada), possivelmente, mais retorno terá, a médio e longo prazo (marketing não funciona da noite para o dia).
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