fbpx

COMO FUNCIONA A PRODUÇÃO DE VÍDEOS PARA DIVULGAR O SEU PRODUTO OU SERVIÇO?

Muito além da captação, saiba todos os processos envolvidos na execução de um vídeo para a sua empresa.

Luz, câmera, ação. Talvez este seja o jargão mais utilizado na indústria do cinema, indicando o início das gravações de qualquer tipo de vídeo, porém, na vida, as coisas são um pouquinho diferentes. Não só as produtoras, mas as agências de publicidade, são os grandes responsáveis pela produção de vídeos comerciais para veiculação em qualquer tipo de mídia. O ponto aqui é que existe um longo processo para que seja possível chegar em um resultado final satisfatório, tanto para quem produz, quanto para quem recebe, e neste artigo, você irá conhecer todas estas etapas que fazem a produção de um vídeo comercial para a divulgação de um serviço ou produto tão importantes para o seu negócio. Vamos lá?

1 – Entendendo o que será feito: Para produzir um vídeo de divulgação do seu produto ou empresa é preciso, previamente, entender qual é o objetivo desta produção comercial com a sua agência de publicidade? O vídeo será institucional – ou seja, para falar sobre a história da empresa -? Será comercial – para divulgar um produto ou serviço -? Com esta questão resolvida, agora é preciso entender outros fatores a respeito da produção.

2 – Traçando os pontos: Com o tema e a finalidade definidos, chegou a hora de pensar no roteiro do vídeo, mas antes do desenvolvimento do roteiro é preciso ter em mente o quanto você está disposto a investir nesta produção, pois o valor varia de acordo com as suas exigências, por exemplo, se você está pensando em simular uma situação em estúdio, envolvendo atores e atrizes, ou ainda, adicionar captações externas – sejam elas feitas com o auxílio de um drone ou não – é necessário que esteja atento a cada detalhe, porque eles podem aumentar ou diminuir o valor da produção. Assim que todas estas questões estiverem resolvidas – se haverá locução ou apenas texto em tela, que tipo de trilha sonora você espera no seu vídeo, entre outras coisas – aí sim é que a produção do roteiro realmente começa.

3 – Mãos à obra: Com todo o direcionamento realizado, de acordo com as suas especificações, chegou a hora da sua agência de publicidade colocar as mãos na massa, ou melhor, no roteiro. Normalmente, é a agência quem desenvolve este tipo de “questionário” para entender melhor as suas expectativas, mas nada impede que você mesmo os procure com todas as suas anotações para alinhar a produção da melhor maneira possível. Com todas as informações já catalogadas o redator – roteirista – responsável irá desenvolver o seu projeto com base naquilo que você solicitou e de acordo com o prazo de entrega estabelecido pela empresa.

4 – E agora? Assim que o roteiro é finalizado pela agência de publicidade e aprovado pelo cliente, a própria empresa irá solicitar orçamentos com produtoras audiovisuais para que você escolha aquele que está dentro do esperado para investir. Feito isso, e de acordo com a complexidade do material, as gravações serão realizadas por meio de um agendamento prévio, podendo você acompanhar, ou não, os dias em que será executado o projeto.

5 – Pós produção: Com todas as imagens captadas, é hora da produtora – em parceria com a sua agência de publicidade – editarem o material com as cenas, a trilha sonora, os diálogos e o tempo estabelecidos. Este processo, normalmente, leva de 10 a 15 dias para ficar pronto, e assim que estiver finalizado, é enviado para aprovação. Com o comercial 100% concluído é hora de coloca-lo em prática.

6 – Internet ou televisão: Eis a questão? Com o vídeo em mãos, a sua agência de publicidade irá direcionar o material, de acordo com o que foi combinado previamente. Se o vídeo é para a televisão ou para internet, o mesmo será programado para que seja exibido.

Após este último processo, ainda vem a mensuração de resultados, que será realizada pela agência de publicidade responsável, para entender qual foi o desempenho da produção audiovisual e saber se ela atingiu ou não as expectativas do seu público. Se quiser saber mais sobre produção de vídeos para a internet ou para a televisão, basta seguir nossos perfis nas redes sociais e ficar por dentro de todos os nossos conteúdos exclusivos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Call Now Button