fbpx

KPI’s no Marketing Digital: o que são?

Aragoni Comunicação > Blog – Marketing Digital > Uncategorized > KPI’s no Marketing Digital: o que são?

Se você já trouxe sua marca para o universo digital, com certeza já ouviu falar sobre técnicas como ADWords, Key-Words e por aí a fora, mas talvez o assunto KPI’s seja uma novidade, que trouxe você até aqui para entender melhor ou conhecer sobre o que se trata esta sigla dentro das plataformas digitais.

O que são KPI’s?

O termo KPI tem origem da sigla americana Key Performance Indicator, que em tradução livre significa Indicador-Chave de Performance. Os KPI’s são uma forma de medir mensurar se os conjuntos de ações escolhidos para determinadas ações ou campanhas digitais estão atingindo seus objetivos.

Dentro do universo das métricas digitais, existem milhares que podem ser acompanhados, tendo em vista que estamos na era da informação, e que esta é constante e em grande volume. Porém, para escolher os KPI’s corretos para entender os indicadores que devem ser levados em conta, é preciso conhecê-los primeiro.

CAC:

O CAC – Custo de Aquisição do Cliente – é o valor total investido para conversão de um cliente potencial em cliente efetivo, que inclui não apenas o custo do produto em si, mas todos os outros como pesquisa de campo, campanha, gastos com marketing, etc.

Por isso, é fundamental que toda empresa olhe para o custo de aquisição de clientes, pelo menos, 2 vezes ao ano, ou depois de cada campanha. Para que haja uma  análise mais aprofundada é preciso levantar os custos de aquisição e dividi-los  em canais: tráfego orgânico, tráfego pago, tráfego social, campanhas de e-mail marketing, Televisão/Rádio/Publicidade não digital. Ou em campanhas que abordem o mesmo tema, de formas diferentes durante o período.

Tráfego Móvel e Taxa de Conversão:

Outro KPI importante para o universo digital é a mensuração de acessos feita através de dispositivos móveis, que já supera o uso de dispositivos desktops. Smartphones e tablets estão sendo utilizados para navegar na web de forma nunca vista, por isso é importante que seu site esteja otimizado para dispositivos móveis, pois você pode estar perdendo uma série de cliques importantes para a sua marca neste exato momento.

Entender  a conversão de tráfego para dispositivos móveis pode levar algum tempo, mas é imprescindível para que seja possível ajustar campanhas e o posicionamento da sua empresa na web, caso seja necessário.

Influência de Mídias Sociais:

A chegada das mídias sociais também é um trunfo nas mãos dos profissionais de marketing, porque elas permitem a utilização de métricas de rastreio fundamentais para a marca a fim de não só enxergar como anda o engajamento da empresa nas plataformas digitais, bem como a mensuração de resultados para a apresentação de relatórios.

Esse KPI de marketing digital pode medir coisas como: o número de curtidas, retweets, compartilhamentos etc. Essas métricas são importantes apenas em relação a outras métricas relacionadas à receita.

Este KPI também ajuda na validação de números como: curtidas, retweets, compartilhamentos, visualizações etc. Por sua vez, estas métricas são importantes para a realização de relatórios ou até mesmo na execução de novas campanhas, para entender melhor o que pode e o que não pode, o que funciona e o que não funciona para a empresa/ produto em questão.

Mas é só isso? Não, meu caro leito, não é só isso, o mundo dos KPI’s nas mídias digitais é muito mais vasto do que apenas este artigo, mas se você quiser saber mais e entender quais são os KPI’S ideais para a sua empresa, é só contar com a gente. A Argoni Comunicação é especialista em estratégias de digitais e pode ajudar você a desenvolver ainda mais o seu negócio, da maneira correta, dentro e fora das mídias sociais. Basta entrar em contato conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Call Now Button
WhatsApp chat