Entenda o conceito de marketing digital e faça suas próprias estratégias

Aragoni Comunicação > Blog – Marketing Digital > Marketing Digital > Entenda o conceito de marketing digital e faça suas próprias estratégias

Você sabe o que é Marketing Digital? Para entender, é simples: pegue o que você já conhece por Marketing, de forma tradicional, e acrescente um bocado de internet. Pronto, é isso? Em partes sim, mas precisamos nos aprofundar um pouco mais neste assunto para entender o que é de fato este comportamento global, que vem se tornando cada vez mais necessário para pessoas e para marcas.

Entendendo o Marketing Digital

O Marketing Digital é, basicamente, toda e qualquer ação desenvolvida na internet para divulgar uma marca, um produto ou um serviço. Este conceito envolve não apenas uma ação isolada, mas diversos canais online como websites, redes sociais, e-mails e todas as plataformas que vão além do acompanhamento em tempo real.

Atualmente, é normal e cada vez mais comum utilizarmos a internet para ter informações sobre produtos ou serviços, comparar preços e até fazer compras. Segundo uma pesquisa da NZN Intelligence, 82% dos Brasileiros já realizou ao menos uma compra online. Veja por você mesmo: quando quer saber mais sobre um produto ou serviço, o que você faz? Obviamente que tanto eu, quanto você já sabemos a resposta desta pergunta, né? Pesquisas online.

O objetivo principal do Marketing, desde sempre, é buscar uma conexão com seus fãs, dialogando com eles no local e na hora exata. E se você tem a intenção de empreender nas plataformas digitais, precisa estar presente onde o seu público está em grande parte do seu tempo: a internet, como?

Veja a seguir, algumas dicas que irão ajudar você, na hora de vender seu produto ou serviço por meio do Marketing Digital.

Começando do zero

Se sua empresa ainda não possui site, ou o mesmo encontra-se desatualizado, você está perdendo tempo e, consequentemente, dinheiro. Além de uma apresentação com linguagem adequada ao seu público, é preciso que o visual também esteja de acordo para atrair possíveis clientes, além é claro de manter sempre atualizados os canais de contatos como e-mail e telefone.

Redes Sociais

Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, Youtube e por aí vai. A presença digital em redes sociais é fundamental para que o público não apenas localize a sua marca, mas consiga dialogar com ela. Alimentar os perfis da sua empresa com fotos, vídeos e textos é imprescindível na “era da selfie”.

Linguagem

A linguagem utilizada para se comunicar com o seu público-alvo precisa estar de acordo com a formalidade que ele espera de você para criar um vínculo de confiança. Busque dados à respeito de macro e microambiente envolvidos com a sua marca, visite as páginas de seus concorrentes, veja qual tipo de conteúdo ele está produzindo e como tem se comunicado com seu respectivo público.

Investimentos

Com todas as questões acima resolvidas, chegou a hora de investir na sua empresa, como? Desenvolvendo um plano de ação para a sua marca dentro da esfera digital. Facebook, Instagram e Youtube, por exemplo, oferecem opções de patrocínio para que as postagens certas alcancem o seu público, por meio de filtros de público-alvo, com segmentações muito bem executadas. Outra alternativa é realizar investimentos em buscadores como o Google, que permite a seleção de palavras-chave patrocinadas para exibir a sua marca no topo das pesquisas relacionadas ao assunto.

Quem pode ajudar você com isso?

Essa pode parecer a resposta mais simples de todas, mas não é. Contratar alguém para ajudar na elaboração e execução de um plano de Marketing Digital não é uma tarefa tão fácil. Antes de tudo, é necessário verificar a experiência, os projetos já desenvolvidos e o valor que será cobrado por esta pessoa ou agência de publicidade. Pesquise, converse, tire duvidas e opte por aquele com o qual você mais se identificou e que está dentro do seu orçamento.

Lembre-se sempre: Os profissionais de Marketing são responsáveis pela comunicação da sua marca, e o resultados só aparecem através de uma comunicação bem feita, que além de criativa, conversa diretamente com o seu público.

One thought on “Entenda o conceito de marketing digital e faça suas próprias estratégias

  • Gás 24 Horas RJ

    Tenho usado o marketing com frequência e tenho obtido bons resultados!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Call Now Button
WhatsApp chat