Marketing Digital: Por onde começar? Temos 6 dicas imperdíveis!

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Estratégias de Marketing Digital tem sempre um objetivo principal: gerar resultados positivos. Mas para isso, é preciso ter em mente que investir em Marketing Digital é algo necessário no mundo globalizado do qual fazemos parte, pois é através de ações e projetos bem feitos que sua marca irá conseguir atrair a atenção do público certo e aumentar suas vendas. Mas por onde começar? Se você ficou interessado, nós preparamos 6 dicas imperdíveis que irão lhe ajudar nesta empreitada pelo universo do Marketing Digital.

1 – Planejamento anual é essencial:

Antes de tudo, é preciso por no papel seus objetivos, onde você quer chegar. Também é importante lembrar que estratégias em Marketing Digital, levam algum tempo antes de apresentarem resultados concretos. Dito isso, é hora de analisar a situação atual da sua marca como problemas, oportunidades e ameaças para então traçar objetivos e métricas que serão levadas em conta por, pelo menos, 12 meses. Quanto mais realista, melhor.

2 – Perguntas que você deve fazer a si mesmo:

Antes de saber o que é preciso fazer no Marketing Digital, é necessário que se obtenha respostas exatas à respeito da sua empresa, e elas podem ser obtidas a partir das perguntas certas, tendo sempre em mente a situação atual x objetivos:

Qual a situação dos canais digitais utilizados pela empresa?

Eu sei quem é o meu público-alvo?

Como é o relacionamento da empresa com seus clientes?

Estes exemplos podem ajudar a nortear os pontos que você deve analisar antes de tomar qualquer atitude ou adotar possíveis estratégias de Marketing Digital.

3 – Leve em conta o mercado para traçar estratégias de Marketing Digital:

Onde o seu público procura mais produtos do seu segmento? No Instagram? Então de nada adianta investimentos massivos no Facebook, por exemplo. Para ter acesso à este tipo de dado, é preciso avaliar a situação do mercado, tanto a nível regional, quanto a nível nacional e, se você for curioso o suficiente, a nível global. Enxergando que os concorrentes e marcas similares estão fazendo, o que estão dizendo onde estão presentes com mais investimentos.

Dica: A constante mudança do público e do mercado, exigem que as ações de Marketing Digital sejam reavaliadas, de tempos em tempos.

4 – Esteja por dentro da execução do trabalho:

Como saber se o seu investimento está gerando resultados se você não acompanha de perto as estratégias de Marketing Digital aplicadas para a sua marca? Reserve um tempo diário para visualizar e entender relatórios de visitas, número de conversões, métricas atingidas, para saber o que deve ser mantido e o que deve ser cortado para se possa atingir os objetivos.

5 – Priorizar e organizar projetos e ações:

Depois que seu plano para pôr em prática as estratégias de Marketing Digital estiver feito, avalie as ações, projetos e ideias que ele apresenta. Esta atitude, ajuda se a equipe e o investimento são compatíveis para se atingir as metas dentro do prazo estipulado. Esta análise, permite ainda enxergar a melhor forma de organizar o plano, durante o ano.

6 – Crie um comunicado geral:

Depois de tudo aprovado, é hora de apresentar o seu planejamento de Marketing Digital à empresa. É importante que todos entendam a mecânica das estratégias, por isso seja didático e muito claro quando for tratar com seus colaboradores, como se eles fossem seus clientes, pois eles também precisam acreditar na sua ideia para que consigam reproduzi-la, de acordo com as suas funções. Estabeleça um canal de comunicação forte com os funcionários. Ouça suas críticas, sugestões e opiniões.

Acabou, mas você quer mais?

Se você gostou deste conteúdo, mas está com alguma dúvida de como aplicar algum destes passos que apresentamos no artigo anterior, é só entrar em contato com a gente. A Aragoni tem a solução certa para aplicar as melhores estratégias de Marketing Digital na sua empresa.

 

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