Youtube: Confira 4 dicas práticas para aumentar seu engajamento na plataforma

Aragoni Comunicação > Blog – Marketing Digital > Redes Sociais > Youtube: Confira 4 dicas práticas para aumentar seu engajamento na plataforma

Que o Youtube é um fenômeno mundial, quando falamos em conteúdo audiovisual, todo mundo já sabe. Nos últimos 3 anos, o número de horas que os Brasileiros passam na plataforma consumindo conteúdo, praticamente triplicou, segundo dados entregues pelo próprio Google (empresa responsável pelo Youtube).

Com um número crescente de canais e conteúdo de todos os tipos disponíveis, fazer sucesso no Youtube requer um pouco mais de estudo e esforço para traçar estratégias efetivas, que realmente entreguem mais engajamento ao seu canal. E se você ficou interessado em como melhorar a performance do seu canal no Youtube, nós preparamos algumas dicas importantes que podem lhe ajudar, confira:

1 – Seja direto no seu conteúdo

Vivemos em uma sociedade dominada pela pressa, e quando acessamos o Youtube, não é diferente. Por isso, não faça vídeos extensos sem necessidade, enxugue o roteiro, seja claro, direto e objetivo na mensagem que você quer passar, sem esquecer da autenticidade.

Outro ponto importante, é: não desvie o foco do assunto. se começar explicando sobre frutas cítricas, não termine seu vídeo falando sobre a importância de beber 2 litros de água diariamente. Pode parecer óbvio, lendo desta forma, mas é muito comum que a maioria dos usuários acabe se perdendo no tema proposto, com o objetivo de dar uma “incrementada” sem necessidade. Ao se atentar a isso você aumenta a chance de visualização em boa parte do seu vídeo, o que o Youtube adora.

 2 – Capriche na hora de dar o título

De nada adianta fazer um vídeo ótimo, com conteúdo útil para muita gente, se seu título não consegue encantar o seu espectador. É preciso chamar a atenção do seu público no Youtube para se destacar na multidão. Um título bem pensado é capaz de despertar a curiosidade da pessoa que está buscando aquele assunto. Mas o contrário também acontece, e você pode perder muitos cliques, caso não se atente a este detalhe.

Utilizar uma boa miniatura de vídeo com o título, também é importante e faz toda a diferença no Youtube. Ao escolher a imagem que irá acompanhar o título no vídeo, dentro da plataforma, se atente às cores e grafismos da mesma para que consiga despertar a atenção do espectador de forma natural.

3 – Fale com seu público na língua dele

Não podemos falar em qualidade de vídeos no Youtube, sem falar neste assunto que é fundamental: falar com seu público na língua dele. É imprescindível que você saiba se comunicar com as pessoas que interessam por seu produto/ serviço ou assunto.

É necessário gerar conexão com as pessoas, fazendo com que elas se sintam inseridas naquilo que você está falando, sendo agradável e acessível. Como um todo, os vídeos do Youtube pedem uma linguagem, na maioria das vezes, informal e descontraída.

Porém não existe regra, quem manda é o público, e é preciso acertar o caminho para chegar até ele, se comunicando do jeito certo.

4 – Estimule a interação

Esse é um dos pontos que fazem toda a diferença no Youtube, o estímulo à interação. E, para ser sincero, não existe segredo algum para atingir o objetivo. Faça perguntas, peça sugestões, faça enquetes sobre o tema dos próximos vídeos, para entender o que o público prefere.

Pode parecer chato pedir para que as pessoas se inscrevam no seu canal e que curtam seu vídeo no Youtube, ativando as notificações, mas estas ações realmente geram resultados. Se o vídeo for bom, a audiência não irá se importar e ficará motivada em contribuir para o seu crescimento na plataforma.

Conclusão:

No Youtube, o mais importante é investir na qualidade e não na perfeição. Se você está começando, mesmo que de maneira modesta, pense na execução do seu projeto, na descrição, nas chamadas, nos roteiros e seja o mais transparente e autêntico possível. Não se preocupe em seguir fórmulas e fazer mais do mesmo, busque autenticidade em cada conteúdo criado. Se precisar de uma ajudinha, entre em contato conosco.

Por que as pessoas se inscreveriam no seu canal com tantos outros canais? Porque você é único, então seja. Pense nisso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Call Now Button
WhatsApp chat