UX: O que é e como funciona?

Aragoni Comunicação > Blog – Marketing Digital > Marketing Digital > UX: O que é e como funciona?

Uma tendência mundial, que ganha mais força a cada dia que passa. Fake News? Não, estamos falando do Design UX, ou user experience, como chamamos. O UX nada mais é do que um projeto de comunicação, idealizado para vender um produto ou serviço, de acordo com as preferências do usuário no meio digital, tornando assim a navegação mais prazerosa e atendendo as expectativas do cliente, tanto de maneira visual, quanto de maneira funcional.

Já pensou em quantas vezes você acessou um site ou ferramenta, tão irritante para utilizar, que desistiu ali mesmo? Pois é, não é só você meu caro leitor. Aproximadamente, quase 70% dos usuários digitais saem das plataformas digitas, por conta do design UX mal aplicado. Se você acessou um e-commerce, por exemplo, que não lhe agradou, provavelmente reclamou sobre ele para seus amigos e conhecidos, explicando que a experiência foi horrível. O UX é fundamental para idealizar compras na esfera digital, sem ele, é bem provável que o usuário desista de consumir determinado produto e procure na concorrência, porque visualmente o que lhe foi apresentado não agradou nem um pouco.

A melhor forma de garantir uma experiência para o seu usuário, é levando em conta 3 fatores fundamentais para o bom funcionamento da sua plataforma:

Layout: Um bom layout, planejado e estruturado é fundamental para satisfazer as necessidades do usuário, porque a apresentação tem o poder de influenciar a escolha de um consumidor por uma determinada marca ou não. O neuromarketing explica que as cores têm um papel importante em cada segmento. Se usadas de forma errada, elas podem repelir os usuários ao invés de atraí-los.

Eficiência no carregamento: Uma pesquisa do Google, mostra que 53% das pessoas abandonam um site se ele demorar mais de três segundos para carregar no mobile. A realidade? A média de carregamento para sites nos celulares é de 22 segundos. A maioria é lenta e está sobrecarregada com elementos demais, diminuindo a boa experiência do usuário e perdendo visitantes.

Conteúdo: Sabe aquela velha história que diz “o conteúdo é tudo”? Pois ela sempre esteve certíssima, meus amigos. O site pode ser bonito, mas se não tiver o que os usuários buscam ou esperam encontrar, eles não voltam. Por isso, é importante saber se o seu conteúdo atende às necessidades de seus clientes.

Fique de olho na versão móbile do seu site: Grande parte das empresas, ainda não dá a devida atenção aos sites no mobile – mesmo eles sendo a maior fonte de acesso atualmente. Normalmente, designers e programadores fazem os sites pelo desktop e muitas vezes esquecem de habilitar ou desabilitar benefícios que funcionam ou não no mobile. Por isso é imprescindível que exista uma preocupação com a versão móbile do seu site.

Fique atento aos detalhes do seu site. E claro, se precisar renovar ou criar o seu, é só chamar a Aragoni que a gente te ajuda a resolver com o maior prazer, pensando sempre na experiência do usuário do seu público.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Call Now Button
WhatsApp chat