Sua empresa precisa estar nas redes sociais?

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A resposta para essa pergunta é meio óbvia, levando em conta que 62% da população brasileira utiliza redes sociais, segundo dados oficiais das agências We Are Social e Hootsuite. Não é novidade que as marcas se utilizam cada vez mais de plataformas como Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn para posicionarem seus valores e, consequentemente, aumentar suas vendas.

Mas o ponto crucial do texto não é esse. A questão aqui é o seu negócio. Sabemos que gestão comercial nunca foi uma tarefa fácil de se executar, porque além de conhecimento, exige muita dedicação e jogo de cintura para lidar com as adversidades, mas sua empresa realmente está sendo vista no universo digital? Da forma como você gostaria que ela estivesse? Se a resposta para qualquer uma das perguntas acima for negativa, talvez você devesse dar mais importância para esta área, que é uma das que mais crescem, ano após ano, no país e mundo inteiro.

Segundo uma pesquisa realizada pela agência Rock Content, dentre as principais vantagens de se ter uma marca presente nas redes sociais, estão a visibilidade e a interação com o seu público, além é claro de divulgar a sua presença, gerando audiência e engajamento.

Agora que você já sabe os “prós” da esfera digital, está na hora de conhecer quais são comunidades online mais utilizadas pelas empresas para trabalharem suas respectivas marcas.

Facebook (97,6%): O “Face” é disparado a rede social mais popular do planeta e do Brasil. Versátil e abrangente, ele já conta com mais de 2,2 bilhões de usuários ao redor do mundo, e 129 milhões deles por aqui, segundo dados oficiais do grupo em 2018. Este dado nos mostra que o Brasil é terceiro principal usuário da rede social, atrás somente de Índia e Estados Unidos. Por isso que, para empresas que investem em Marketing Digital, é impossível não estarem presentes no Facebook.

Instagram (63,3%): O Instagram se reinventou muito desde seu lançamento, quando foi comprado pelo Facebook. Atualmente, é possível postar fotos de proporções diferentes, além de outros formatos, como vídeos, Stories, etc.  As contas no Insta, são uma oportunidade de divulgar seus conteúdos de forma visual e humanizar a marca, mostrando os bastidores, por exemplo ou explicando mais sobre determinado produto/ serviço.

LinkedIn (46,2%): A maior rede social idealizada para profissionais tem se tornado cada vez mais parecida com outros sites do mesmo segmento (como o próprio Facebook). A diferença é que o foco são contatos profissionais; ao invés de vez de amigos, conexões, e ao invés de páginas, temos companhias. Outro grande diferencial são as comunidades, que reúnem interessados em algum tema, profissão ou mercado específicos. O LinkedIn é utilizado por muitas empresas para recrutamento de profissionais, para troca de experiências profissionais em comunidades e outras atividades relacionadas ao mundo corporativo.

YouTube (44,2%): A plataforma é a principal em vídeos online da atualidade, e conta com mais de 1 bilhão de usuários ativos e mais de 1 bilhão de horas de vídeos visualizados diariamente, segundo a Google, detentora da marca. Como o formato do vídeo para distribuição de conteúdo está cada vez mais consolidado, investir na rede social como forma de disponibilizar conteúdo da sua empresa, ou até mesmo realizar anúncios audiovisuais de produtos, é fundamental para uma boa presença online.

 

Depois desse resumo, vale à pena ressaltar que a presença da sua marca não precisa estar, necessariamente em todas as redes sociais citadas acima logo de cara. O mais importante é realizar uma avaliação do seu público-alvo e desenvolver conteúdo que agregue valor ao seu negócio, como já falamos em outro post aqui do blog (pala ler clique aqui). E claro, se precisar de uma ajuda profissional, é só entrar em contato com o nosso time.

 

 

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